sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

VARANASI

Ola!
Chegamos ha pouco de Varanasi, que e uma cidade LINDA!

As viagens de comboio correram lindamente, com frio a ida, dores de costas a volta e sempre, sempre, MUITA SUJIDADE! Mas o que nao mata engorda e os 3 dias fantasticos que passamos valeram mesmo a pena!
Varanasi e uma das cidades mais velhas do mundo (tem cerca de 3400 anos), e e um dos lugares mais sagrados na India. De acordo com a crenca Hindu, quem morrer e for cremado em Varanasi, quebra o seu siclo de reencarnacoes, podendo atingir o Nirvana!

A cidade estende-se pela margem oeste do rio Ganges, que os Hindus veneram. Ao longo da margem, existem varios Ghats (uns crematorios outros para banhos).

A cidade e um centro de espiritualidade e esta sente-se e ve-se em tudo, sendo quase palpavel (outra coisa muito palpavel e a legiao de vacas e cabras que nela encontramos… de 2 em 2 metros)!

Quando chegamos a Varanasi, o grupo separou-se: as 5 Espanholas/Argentinas mais velhas foram para um lado e nos – Marta, Ladislas (de agora em diante, “Lad”) e eu para outro! Saidos da estacao, fomos directamente para a Shanti Guest House, que o Rene nos tinha recomendado. A Shanti esta a norte de Varanasi, perto do rio e mesmo ao lado dum dos principais Gaths, o Manikarnika Gath, onde sao queimados os mortos. No 5o andar, ha um terraco com um restaurante muito simpatico com uma vista espectacular sobre o rio e sobre toda a cidade.

Depois de um optimo almoco e fomos passear. Vimos em primeiro o Gath, onde 24h/24h sao cremados ao ar livre e a beira rio os corpos dos defuntos. Depois seguimos para sul, sempre pela margem do rio. As 5h estavamos de volta ao hotel para um passeio de barco ao por do sol no Ganges.

Fizemos um passeio de cerca de duas horas com direito a assistir em primeira fila – do lado do rio – ao “Puja”, um ritual que os Brahmas realizam de manha e de noite todos os dias, a beira do Ganges).

No barco ia um grupo divertido de turistas (todos clientes do Shanti) ao qual nos juntamos para o jantar.

No dia seguinte decidimos ir ate Sarnath, uma das 4 principais cidades buddhistas, a 10km de Varanasi, onde Buddha tera dito o seu primeiro “sermao”.

Ai pudemos ver ruinas de mosteiros e templos buddhistas.

A hora do almoco, voltamos para Varanasi e fomos directamente (ou quase) para o Golden Temple. O Golden Temple, dedicado a Vishveswara – Shiva enquanto deus do universo, e um tos templos mais populares da cidade. Esta na parte velha de Varanasi, constituida essencialmente por um labirinto de ruelas de pedra muito estreitas onde os carros, rickshaws e etc nao tem acesso! Estas ruas sao mesmo fantasticas e o templo, onde apenas podem entrar Hindus, 2 portuguesas e um frances (hehe!) era lindo!

Chegamos ao templo e entramos com a ajuda de um rapaz que “apenas” nos pediu, em troca, que fossemos ate a sua loja de cedas… E la fomos! Foi O SONHO! Passamos 2h la sentados a ver tecidos, saris, lencos… TUDO:

Quando enfim saimos de la, o rapaz ainda nos indicou um restaurante (obviamente, tambem propriedade do dono da loja) no telhado de outra guest house. Ai tivemos um almoco ajantarado (ja eram prai 17h) OPTIMO!

(a nossa guest house e o predio amarelo)

No jantar conhecemos o Panche (a esq), outro turista ESPANHOL acabado de chegar!

No dia seguinte, as 6 da manha, subimos para o barco outra vez para um passeio no Ganges ao nascer do sol... palavras para que?

Depois, tomamos (mais um) pequeno-almoco optimo no restaurante da Shanti e fomos passear e fazer mais umas comprinhas (e nao!) so pela cidade!

Esta cidade e linda. O rio, as ruas, as casas, as pessoas, os animais, as cores, os cheiros (bons!!), os rituais, o ar... tudo e emana paz e espiritualidade profundas, tudo vive e respira no seu devido ritmo e tem o seu significado!

Ja com algumas saudades desta cidade fantastica, viemos para o comboio onde fomos, muito divertidos, com um indiano impecavel um bife meio maluco!