terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Coisas Varias

Ola!
No domingo fomos ao South City Mall ver o Slumdog Millionaire.
1 - O centro comercial:
Inacreditavel, jogando taco a taco com o El Corte Ingles. Depois de 15 dias em Sudder Street, estava completamente pasmada e deslocada num sitio daqueles! Estava rodeada de indianos, mas de indianos que se passeavam nos corredores com as melhores marcas indianas e ocidentais... e que vivem na mesma cidade, a uns metros (literalmente) dos indianos que ate aqui conheci... os rickshaws, homens, mulheres, criancas, mendigos que dormem nos passeios!
Quanto ao cinema, nunca me sentei em melhores cadeiras. Um sonho! No inicio do filme, cantou-se o hino, tudo em pe, teve uma graca...

2- Filme:
E fantastico e e mesmo aquilo. Adorei e fico contente por te-lo visto ca. E impressionante, saimos a rua e estamos literalmente no filme. Aquela realidade esta mesmo bem retratada... Vale mesmo a pena ir ver este filme (em qualquer pais!)

Trabalho
Ontem o dia de trabalho foi optimo. Nestes ultimos tempos tenho variado as tarefas qe faco em Daya Dan, umas vezes por "iniciativa" propria, outras porque a Sister me pede (Antie-Antie! come here please!). Assim, para alem de dar banho, vestir e dar de comer as criancas, tambem ja passei umas manhas no telhado da casa a espremer e estender roupa lavada (embora nao tenha propriamente o aspecto que considerariamos de limpinho...) e a fazer camas! Estas tarefas, em Portugal e nao so, sao UMA SECA, mas aqui, passar uma manha ao ar livre com vista para os telhados de Kolkata e ao sol e optimo. Estamos cheios de calor, mas e um tempo de calma e sossego para pensar e no Domingo tambem foi um tempo para trabalhar de facto e conversar com umas irmas amorosas que la apareceram. Conheci a irma Charmeena, uma indiana de 59 anos (que parecia ter 49) e que me contou vida dela e o que ate hoje a tem movido e que me passou a mim tambem:
"We have received good and love. We must not keep them to ourselves, we must give it out!"
Obrigada Irma Charmeena :)

Em Daya Dan, o que mais gosto de fazer e estar com as criancas, espcialmente fazer-lhes exercicios e massagens. Sinto que posso mesmo ajuda-las, muito concreta e imediatamente, descontraindo-as e dando-lhes mimo. No entanto, tenho encontrado uma enorme satisfacao em todas as tarefas pois, como dizia um voluntario Frances com quem conversei, podemos nao estar a aliviar os seus musculos ou a educa-las, mas garantimos que dormem em camas e vestem roupas limpas. E basico e essencial!
Como em tudo na vida, cada tarefa tem as suas vantagens e inconvinientes, por isso, melhor do que escolher fazer isto ou aquilo, e o chegar com a unica intencao de "estar a disposicao". Sem saber o que se vai fazer nesse dia! Um pouco de tudo, so isto ou so aquilo... E optimo.

Em Kalighat, ja comeco a conhecer alguns nomes e a criar relacao com algumas das Senhoras que la estao. Ontem a Alagi, uma velhota amorosa, bem disposta e divertida ao lado de quem me sento para fazer companhia e conversa (embora nao perceba nada ou quase do que ela diz e ela o mesmo), virou-se de repente para mim e disse: "Very good, very good! Thank you, THANK YOU!!" eu com o espanto ri-me, abracei-a e dei-lhe um beijinho... que ela retribuiu dando-me outro. Nao ha palavras para descrever a ternura e emocao daqueles segundos.
Eu e que agradeco Alagi, obrigada!

Entretanto vou daqui a nada para Varanasi e vou ficar por la ate 6a!
Vamos 3 espanholas, 2 argentinas, 2 Portuguesas e... um Frances (pobre!)
As 20h30 apanhamos um comboio que devera demorar umas 14horas a chegar ao destino...se nao houver atrasos. Vai ser uma aventura... Wish me luck! :)
A volta prometo relato e sobretudo fotografias!

Bjs e ate Sabado!

2 comentários:

  1. Porquê pobre? Frances e mulher é quase sinónimo hehehe

    Vai apanhar uma seca coitado

    ResponderEliminar
  2. Grande Ía!

    Aproveita bem tudo isso!
    Andas a fazer-me cá uma inveja!
    Vá. Para meu consolo posso, ao menos, ir ver o filme. Chuif, chuif.

    BJS!
    João.

    ResponderEliminar