terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Daya Dan

Ola!
Nem de proposito, ontem a caminho do meu quarto encontrei o Rene! Um voluntario canadiano / brazileiro que nem conseguia acreditar que estava a falar de novo Portugues com alguem!
Esta manha acordei as 5h15 para ir a missa das irmas as 6h... fui para a enrada da guest house donde me disseram que partia sempre imensa gente mas ninguem partiu antes das 6h30... ou seja, tive uma hora de meditacao a solo (quer dizer, com os recepcionistas deitados a dormir num canto no chao, atras do balcao) ate aparecer uma voluntaria!

O caminho para a Mother's house demora 15min mas e um sem fim de coisas a acontecerem e de gente, bichos, etc. E impressionante a vida (e que "vida") a que assistimos as 6h30 da manha naquela rua de Kolkata... estou morta por la passar outra vez amanha (embora va provavelmente sozinha)!
Tomamos o piqueno na casa das irmas onde nos servem umas fatias de pao, umas bananas MINIMAS (do tamanho dum polegar) e tchai (que e doce que se farta....). Ai vi e conheci uma data de gente, falei com a irma Carina que me deixou ir (sem estar ainda inscrita) para Daya Dan. Esta e a casa onde estiveram a Miana e o Francisco e onde se trabalha com criancas deficientes. Foi bom mas senti-me meio perdida, sem saber o que fazer e senti que nao estava a ajudar muito, todos estavam ja enturmados... amanha tambem eu estarei! :)
A tarde voltei para Sudder street com duas japonesas com quem almocei e depois fui sozinha dar um pesseio para o Park Street Cemitery! Foi bom!
Entretanto, boa noticia: mudei de quarto! Agora a casa de banho precaria esta dentro do meu quarto, o que por si so ja da mais 2 ou 3 estrelas michelin!

Bem, vou tentar arranjar companhia para o jantar, antes so mais umas impressoes:
- isto e duma sujeira INACREDITAVEL... tudo, as ruas, as pessoas, o ar... uma pessoa vai na rua e sente-se a ficar cada vez mais suja. O que so nos faz gostar mais do duche de agua fria da guest house! hehe
Em todo o caso, esta sujeira toda, nao sei bem como, nao me oprime. Mais uma vez, e tanta a vida, o movimento, as cores as pessoas... e fantastico!

bjs!

4 comentários:

  1. Olá! Eu sou nova aqui, e está muito frio para ir à Casa da Índia perguntar isto: Kolkota é Calcutá? Se não, desculpa a ignorância; se sim, PARABÉNS! Foste muito rápida na adaptação à lingua emigra! Muitos beijinhos!

    PS Acabei de chumbar no teste das letras, tenho que confessar lol

    ResponderEliminar
  2. Grande missionária!

    É assim mesmo! Inculturar, imergir, entranhar a realidade, caminhar no meio da sujidade, ser a própria sujidade... estás no bom caminho!

    BJS e força!
    João.

    ResponderEliminar
  3. Pois é!!!! Esqueci-me de te avisar sobre o tchai!!!!! Essa mistela horrorosa de chá preto com leite e carradas de açucar! Claramente a evitar, do meu ponto de vista, se bem que alguns ocidentais adoram. Para além de ser tão doce que derrete os dentes, tem leite - sabe-se lá de que origem... Enfim, é tudo uma questão do risco que se quer correr ;o)
    Já agora outro aviso - os lassi - famosos batidos de fruta, muitas vezes sugeridos como acompanhamento de refeições em restaurantes. Embora amplamente apreciados (ainda que também demasiado doces a meu ver), há reports de ligações directas entre a mesa de refeições e a casa de banho (durante vários dias...) em casos de consumo de lassi. Há outros a quem nada acontece... Enfim, lá está, é o risco :o) Beijos!

    ResponderEliminar
  4. Desculpa não concordar contigo Inês...mas o tchai é maravilhoso assim como todos os sumos naturais!Para não falar de toda a comida indiana que é uma delicia!(Ao fim de 4 meses já estava um bocado farta...mas não deixa de ser boa)!Amiga Ia: usa e abusa das "experimentações", claro que sempre com cuidado( tirar a pele do tomate por exemplo, chamavam-me picoinhas mas o que é certo é que passei 4 meses sem marca de dores de barriga)!
    Um beijinho cheio de saudades e inveja positiva da nossa Kolkata...os outros vao directamente para o teu email, que é mais pessoal!Miana

    ResponderEliminar