sábado, 7 de março de 2009

Varias coisas que ficaram por contar


Na quinta-feira nao trabalhamos e por isso quarta a noite houve fiesta! Fomos todos (portuguesas, franceses e espanhois) para um jantar "spanish" na casa de uns voluntarios holandeses com quem temos passado a maior parte do tempo! Tivemos direito a um jantar de reis com:
- Sangria, feita a perfeicao pela Marta;
- Tostas de tomate e TORILHA BUENISSIMA, feita pela Maria (que ja voltou da sua viagem pela India fora) e pelo Juan;
(aqui estou eu com eles)
- E umas pancakes FABULOSAS e altamente caloricas (de chocolate, com chocolate branco derretido por dentro e acucar e doce de morango por cima... ah pois e, isto nao e para meninos!) feitas pelo Peter e Marc holandeses!
O jantar foi muito muito divertido e viemos todos a rebolar para casa!
(da direita para a esquerda: em cima, Ladislas e Mark, em baixo, Marta, Maria, Eu, Peter e Jean Baptiste)
Depois de uma noite bem dormida e de um pequeno-almoco optimo no Blue Sky Cafe (muito celebre ponto de encontro de voluntarios), fomos passear pelas ruas de Kolkata, fora da zona de Sudder e Park Street! Estavam (e tem estado de ha uns dias para ca) um calor e humidade de morte... estou a comecar a sentir o efeito de que a Miana tanto me falava de estar o dia todo a suar em bica, das 5 da manha as 10 da noite... sim eu sei, too much information! Mas o objectivo deste blog e precisamente o de partilhar um pouco desta experiencia, e o suar de manha a noite e (a par do falar espanhol, toldo el dia) sine qua non! :)

Aqui vao algumas fotografias de uma Kolkata um pouco menos suja e pobre mas sempre caotica e com uns edificios coloniais bem giros (sobretudo quando comparados com os barracoes que vejo no dia a dia):
(a casa do Governador)
(Os correios!)
(LOL...! Isso queriam eles!)
O que me faz lembrar que ha uns dias me dei de repente conta de que estes ditos "predios" que eu via nas ruas deveriam... estar habitados! Pois e, e que o numero de pessoas - nao, FAMILIAS - que vejo a viver na rua (dormir, cozinhar, lavar a roupa, etc.) e tal que andei por estas ruas durante tres semanas sem que nunca me passasse pela cabeca que ainda haveriam mais pessoas a viver nestes predios sem vidros ou portadas nas janelas e com aspecto velho, sujo e abandonado!
Acabamos o nosso dia livre no jantar de anos dum espanhol no terraco do hotel da Eva (nesta fotografia), a outra unica mas fantastica portuguesa em Kolkata!
Mais uma vez comemos bem e ate mais nao...
Ultima coisa...
Esta manha, depois da missa quando saia da capela (que e num primeiro andar), assisti as novicas todas a cantar, do claustro, os parabens a uma das irmas mais velhas da casa e mais uma musica escrita de proposito para ela... Estive o tempo todo de lagrimas nos olhos.
A alegria e ternura daquela cena sao indiscritiveis. Ver aquelas 30 raparigas, todas vestidas de branco, que nem uns anjinhos, e pensar que estes seres que estavam e estao sempre a transbordar de alegria, preparam-se a entregar as suas vidas nao a penas "a Deus" mas a adora-Lo e servi-Lo nos mais pobres e miseraveis seres desta terra... parecem umas velinhas frageis enviadas para brilhar nas barracas mais escuras. E brilham com uma luz fantastica, que aquece e transforma os que iluminam, sem nunca se apagar!
Cortou-me a respiracao.
Bem, acho que esta tudo em dia. Bjs e ate amanha!

3 comentários:

  1. Querida Ia

    Adorei as suas descrições e acho que tem uma facilidade enorme em escrever. Se Deus quiser na próxima quinta-feira cá estará e muitas coisas terá para nos contar. Deve ser um país maravilhoso, tirando os montes de porcaria e muitos outros atrasos, que devem ser horríveis. Quanto ao resto, terá sido uma experiência maravilhosa.

    Venha, venha, que estamos com montes de saudades suas.

    Muitos beijinhos da Avó Ana que a adora.

    ResponderEliminar
  2. Querida papoila,

    Adoro ler este seu diário todos os dias. As suas descrições são tão vivas e expressivas que quase 'ouvimos' o rebuliço e 'sentimos' os cheiros. O que irão ser os relatos ao vivo! Já estamos em picos com a chegada na nossa menina.

    Beijinhos
    Mãe Xão

    ResponderEliminar
  3. Querida Ia,

    Não é propriamente um comentário mas cá vai: O meu filho Taxão quer muito que venhas jantar lá a casa e nós também. Quando a tua família e amigos mais próximos estiverem prontos para te partilhar avisa para podermos oficializar a coisa, queremos muito rever-te e estar contigo.

    Agora um comentário: gostámos muito de poder partilhar um bocadinho da tua fantástica e generosa experiência em tempo quase real, obrigada.

    Bjs, boa viagem e até logo

    Filipa

    ResponderEliminar